top of page
Buscar

Dificuldade de chegar ao orgasmo

  • Foto do escritor: Dra. Eliana Nascimento
    Dra. Eliana Nascimento
  • 3 de set. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2021

Infelizmente é muito comum as mulheres não conseguirem chegar ao orgasmo, ou demorarem muito e se sentirem frustradas por causa disso. Essa dificuldade por ser causada por uma alteração na circulação sanguínea e inervação do clitóris.





Primeiro vamos entender, rapidamente, as fases para chegar ao orgasmo. Primeiro passamos por uma fase chamada de excitação. Nessa fase, acontece a chegada de uma grande quantidade de sangue para a região da vagina e clitóris, aumenta a lubrificação e a sensibilidade também, e a vagina se alonga de tamanho. Depois, passamos por uma fase chamada de platô, onde sentimos um prazer muito intenso. Logo após, quando atingimos o ápice do prazer, chegamos ao orgasmo. Durante o orgasmo, ocorre contrações rítmicas, fortes e rápidas dos músculos do períneo.


A partir disso, entendemos que para o orgasmo precisamos de uma boa inervação, circulação sanguínea e função muscular. Então qualquer alteração nesses 3 pilares pode atrapalhar o orgasmo. E a fisioterapia pode tratar e aprimorar os 3 pilares, que estão todos interligados.


Os exercícios de treinamento do períneo aumentam a força e melhoram a coordenação muscular e também facilitam o fluxo sanguíneo pela região vaginal e clitóris. Além disso, podemos utilizar recursos como o biofeedback eletromiográfico, que irá proporcionar uma visualização da contração, facilitando o treinamento. Para aprimorar mais a força, podemos utilizar, ainda, cones e bolinhas de bem-wa.


A eletroestimulação, laser, vibração e liberação miofascial também irá favorecer a sensibilidade e circulação sanguínea.



 
 
 

Comments


bottom of page